quarta-feira, 5 de junho de 2013

Experiências com as Palavras Escritas

Segundo Marilena Chauí:
"Ler, acredito, é uma das experiências mais radiosas de nossa vida, pois, como leitores, descobrimos nossos próprios pensamentos e nossa própria fala graças ao pensamento e à fala de um outro”.
Realmente, ler é uma atividade esplêndida e por meio dela podemos descobrir muitas coisas enriquecedoras.
A primeira pessoa que me incentivou a ler foi minha mãe que, mesmo tendo estudado apenas até o primário, sempre gostou de ler e me deu exemplos de como a leitura é importante em nossa vida. O primeiro livro que li foi Polyana, de Eleanor H. Porter e lembro que foi um livro inesquecível. Nós íamos à biblioteca uma vez por semana e eu ficava ansiosa aguardando a chegada desse dia para continuar a leitura do livro. Na 4ª série participei de um concurso de redação que teve na escola e fiz um poema que ganhou em 1º. lugar. Depois concorri com outras escolas do município de São Paulo e para minha surpresa e alegria, também fiquei em primeiro lugar!!!  Sempre gostei de ler e escrever, redações, trabalhos... E acredito que continuarei sempre escrevendo, principalmente porque é um prazer escrever e a leitura é fundamental para nos fornecer informações e conhecimentos.
Como Antônio Cândido diz:
As produções literárias, de todos os tipos e todos os níveis, satisfazem necessidades básicas do ser humano, sobretudo através dessa incorporação, que enriquece a nossa percepção e a nossa visão do mundo”
Humaniza realmente as pessoas que por meio da leitura podem refletir sobre os problemas do cotidiano, sobre suas emoções e depois podem transcrever essas sensações em palavras, em contos, em versos...   

                                                                                            Daniela Uehara


" Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos". Adoro esse poema e concordo plenamente com o autor. Precisamos ajudar e incentivar, os nossos alunos, na busca do desenvolvimento da competência leitora e escritora. Para isso, é imprescindível que a leitura seja uma prática constante e que ofereça, além das informações necessárias, um momento de prazer e diversão.A leitura deve ser significativa e fazer parte da vida de nossos educandos. Lembro-me que quando criança, gostava muito de ler. Um livro que me foi bastante significativo foi " Barcos de papel ", de José Monteiro que relata as aventuras de três garotos. Gostei muito de realizar essa leitura, pois conforme ia lendo, eu ia me transportando para outros mundos, ali eu lia e viajava junto com os personagens e quanto mais eu lia, mais queria ler. Outro livro que gostei bastante também, foi "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, que me comoveu muito pela dura realidade daquela região por conta da seca. Por isso a importância de se oferecer textos dos mais variados gêneros, para que a criança possa perceber que ler é um ato necessário, prazeroso e que tem o poder de transformar as nossas vidas.


                                                              Daniela Aparecida Teodoro de Sousa

2 comentários:

  1. Considero genial a concepção do Antônio Cândido, a leitura enriquece nossa visão de mundo e a relação que estabelecemos com "o outro" (escritor, personagem etc...)nos humaniza a cada fase do nosso desenvolvimento como indivíduo... Acredito na Literatura como ferramenta de mudança e transformação do pensamento humano... Ser aquele que escreve assim como ser aquele que lê nos faz seres melhores... São muito interessantes as experiências que vocês tiveram com a leitura e escrita... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber que há educadores interessados em leitura. Bjs

    ResponderExcluir